O crescimento
da importância do marketing de conteúdo ficou bem evidenciado hoje em qualquer
negócio, ou seja em qualquer negócio online ou off-line. Mas vamos falar de
negócios online, hoje 74% dos empreendedores digitais mencionam que o conteúdo
está se tornando uma disciplina independente dentro do marketing. O marketing de conteúdo está chamando muita atenção, enquanto as
empresas se esforçam para prender a atenção do cliente em uma época em que os
anúncios de TV são ignorados, a mala direta não é aberta, e até mesmo os
anúncios online são bloqueados. Parece que cada vez mais a melhor forma, alguns
diriam a única forma, de mandar sua mensagem é que seus clientes procurem-na
como conteúdo.
Isso resultou em uma explosão
de reportagens, vídeos e slideshares patrocinados, e praticamente todas as
outras formas de conteúdo que os seres humanos pudessem voluntariamente optar
por consumir (em oposição à imposição dos pop-ups e banners). Infelizmente,
como é amplamente reconhecido, grande parte do marketing de conteúdo está muito
aquém do padrão historicamente definido pelos meios de comunicação
tradicionais: a maioria é mais marketing do que conteúdo.
Já está comprovado que a
internet é a forma mais utilizada pelas pessoas para buscar informações antes
de comprar um produto. E é neste momento que o marketing de conteúdo faz toda a
diferença. Esta estratégia cria e distribui conteúdo relevante para atrair um
público-alvo bem definido e com conhecimento sobre o que procura. Este conteúdo
pode ser disponibilizado ao cliente em diversos formatos: notícias, vídeos,
posts de blog, tweets, aplicativos, imagens, entre outros. O marketing de
conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca
diretamente com clientes e potenciais clientes.
Como a produção de bom conteúdo te trará bons leitores ou consumidores:
- Escrever conteúdo atual e relevante.
- Alcançar o público alvo: Descobrir
quem são, do que gostam, o que valorizam e principalmente onde estão.
- Ser interessante: É
preciso ser genuíno. Se não for assim, o frágil vínculo com o consumidor
pode se quebrar ou nem se estabelecer.
- Ganhar a confiança: É
preciso construir a relação através de peças de conteúdo orientadas a
informar o cliente e auxiliá-lo no entendimento de soluções, tendências e
interesses.
- Gerar envolvimento: Ao
divulgar conteúdos da marca, artigos, estudos, resultados de pesquisas ou
qualquer outro material de cunho informativo, os clientes se envolvem e
criam um vínculo de confiança, que quanto mais profundo for, mais difícil
se torna de ser quebrado.
- Mostrar-se diferente: Num
mundo em que tudo se parece muito igual, ter ou fazer algo diferente é uma
vantagem competitiva que deve ser explorada.
- Fornecer um espaço de conexão com os
clientes: Ao permitir que as pessoas falem, se
manifestem e se sintam parte da marca, a conexão se torna ainda mais
profunda. Fan Pages no Facebook são um recurso essencial para
explorar esta conexão.
- Exibir e fortalecer o vínculo através de valores: Ações de Responsabilidade Social são em geral
bem percebidas pelos clientes e se tornam “causas” às quais os
consumidores se alinham, divulgam e eventualmente participam.
- Colocando Marketing de Conteúdo em prática: O
maior investimento em marketing de conteúdo é no planejamento e na
produção de um conteúdo de alta qualidade, profundamente ligado com a
missão da empresa e estruturado de forma a criar adoradores da marca.
Estabeleça as etapas do processo de
venda, treine sua equipe para acompanhar o processo de venda, apoie-a com os
materiais necessários e meça os resultados de cada etapa específica. Faça
alterações em seu processo de vendas com base nos resultados das suas medições.
Teste e meça. Teste e meça. Novamente. Faça as melhorias incrementais e
responsabilize-se e a sua equipe pelos resultados. Esta é a receita para o
sucesso. Mantenha o foco. Fique firme. Seja determinado. Construa um processo
repetitível para converter clientes potenciais em clientes. Seu sucesso
comercial se tornará uma certeza.
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