domingo, 25 de outubro de 2015

O uso do Marketing de Conteúdo em seus negócios digitais.

O crescimento da importância do marketing de conteúdo ficou bem evidenciado hoje em qualquer negócio, ou seja em qualquer negócio online ou off-line. Mas vamos falar de negócios online, hoje 74% dos empreendedores digitais mencionam que o conteúdo está se tornando uma disciplina independente dentro do marketing. O marketing de conteúdo está chamando muita atenção, enquanto as empresas se esforçam para prender a atenção do cliente em uma época em que os anúncios de TV são ignorados, a mala direta não é aberta, e até mesmo os anúncios online são bloqueados. Parece que cada vez mais a melhor forma, alguns diriam a única forma, de mandar sua mensagem é que seus clientes procurem-na como conteúdo.


Isso resultou em uma explosão de reportagens, vídeos e slideshares patrocinados, e praticamente todas as outras formas de conteúdo que os seres humanos pudessem voluntariamente optar por consumir (em oposição à imposição dos pop-ups e banners). Infelizmente, como é amplamente reconhecido, grande parte do marketing de conteúdo está muito aquém do padrão historicamente definido pelos meios de comunicação tradicionais: a maioria é mais marketing do que conteúdo.

Já está comprovado que a internet é a forma mais utilizada pelas pessoas para buscar informações antes de comprar um produto. E é neste momento que o marketing de conteúdo faz toda a diferença. Esta estratégia cria e distribui conteúdo relevante para atrair um público-alvo bem definido e com conhecimento sobre o que procura. Este conteúdo pode ser disponibilizado ao cliente em diversos formatos: notícias, vídeos, posts de blog, tweets, aplicativos, imagens, entre outros. O marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes.


Como a produção de bom conteúdo te trará bons leitores ou consumidores:

  • Escrever conteúdo atual e relevante.
  • Alcançar o público alvo: Descobrir quem são, do que gostam, o que valorizam e principalmente onde estão.
  • Ser interessante: É preciso ser genuíno. Se não for assim, o frágil vínculo com o consumidor pode se quebrar ou nem se estabelecer.
  • Ganhar a confiança: É preciso construir a relação através de peças de conteúdo orientadas a informar o cliente e auxiliá-lo no entendimento de soluções, tendências e interesses.
  • Gerar envolvimento: Ao divulgar conteúdos da marca, artigos, estudos, resultados de pesquisas ou qualquer outro material de cunho informativo, os clientes se envolvem e criam um vínculo de confiança, que quanto mais profundo for, mais difícil se torna de ser quebrado.
  • Mostrar-se diferente: Num mundo em que tudo se parece muito igual, ter ou fazer algo diferente é uma vantagem competitiva que deve ser explorada.
  • Fornecer um espaço de conexão com os clientes: Ao permitir que as pessoas falem, se manifestem e se sintam parte da marca, a conexão se torna ainda mais profunda. Fan Pages no Facebook são um recurso essencial para explorar esta conexão.
  • Exibir e fortalecer o vínculo através de valoresAções de Responsabilidade Social são em geral bem percebidas pelos clientes e se tornam “causas” às quais os consumidores se alinham, divulgam e eventualmente participam.
  • Colocando Marketing de Conteúdo em prática: O maior investimento em marketing de conteúdo é no planejamento e na produção de um conteúdo de alta qualidade, profundamente ligado com a missão da empresa e estruturado de forma a criar adoradores da marca.



Estabeleça as etapas do processo de venda, treine sua equipe para acompanhar o processo de venda, apoie-a com os materiais necessários e meça os resultados de cada etapa específica. Faça alterações em seu processo de vendas com base nos resultados das suas medições. Teste e meça. Teste e meça. Novamente. Faça as melhorias incrementais e responsabilize-se e a sua equipe pelos resultados. Esta é a receita para o sucesso. Mantenha o foco. Fique firme. Seja determinado. Construa um processo repetitível para converter clientes potenciais em clientes. Seu sucesso comercial se tornará uma certeza. 

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