Marketing
digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da
Internet e outros meios digitais, é o nome dado a um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas
através da rede mundial de computadores para promoção, comunicação e
comercialização de produtos e serviços. Também pode ser utilizado para a
promoção de profissionais e personalidades. Envolve desde o projeto inicial, definição de
estratégias, de nichos e públicos alvos, pesquisa de mercado, passando pela
administração do relacionamento com internautas, processos de comunicação,
geração de valor, e incluindo as etapas de venda e pós-venda, sempre com o
objetivo de otimizar e maximizar os resultados.
Um exemplo de
sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo
ultrapassou os concorrentes, a chave foi a simplicidade, a rapidez de execução
e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez
tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de
comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de
negócios por meio das Fan Pages.
Hoje o
marketing Digital é indispensável para qualquer negócio que queira obter
sucesso, tanto online como off line, o
marketing digital é o uso das estratégia de marketing aplicadas a Internet para
atingir determinados objetivos de uma pessoa ou organização.
Um dos fatores fundamentais
para a aquisição de confiança por parte do consumidor para adquiri um produto
que você promove, é quando a empresa ou mesmo você conquista autoridade para
indicar determinado produto. Novas mídias, novas formas de comunicação, novas
experiências com o consumidor, agora denominado de consumidor digital.
O
marketing digital é um aliado muito forte. Através da internet, é possível encontrar grupos
de consumidores em potencial, que se agrupam em comunidades e redes sociais e
podem ser segmentados. Conhecer o negócio, nesta definição, não é apenas
desenvolver um site e colocá-lo para funcionar, mas mapear os consumidores na
internet, conhecer as redes das quais eles fazem parte e obter o maior número
possível de informações para que a sua divulgação tenha o resultado pretendido.
Quando falamos em marketing
digital logo vem à cabeça um monte de técnicas de difícil compreensão, ou os
links patrocinados, entre outras mais comuns. Existem de fato ferramentas
dentro do marketing digital que são mais complexas de utilizar e entender do
que outras, neste artigo vamos apresentar alguns conceitos para que
empreendedor tenha ciência das ferramentas e técnicas mais comuns dentro do
universo do marketing digital.
Marketing de Conteúdo
Hoje talvez seja a técnica mais
importante porque dela emanam ações decisivas que o usuário possa tomar.
Utilizando informações relevantes, o empresário com certeza terá retorno seja
pela conversão, pelo diálogo com pessoas interessadas, por comunidades criadas
ou sugestões /críticas. Quer dizer que utilizando corretamente este tópico,
conseguirá estabelecer laços com seus clientes e obter informações
valiosíssimas para tomadas de outras decisões.
Marketing Viral
Como a palavra bem define, é uma forma mais rápida e agressiva de passar uma informação, como se fosse um vírus espalhado em organismos. São utilizadas técnicas de comunicação de autopropaganda, que atinjam o público de maneira assustadora, como uma epidemia infectando outras pessoas.
SEM (Search Engine Marketing)
Trata-se de técnicas de inserção de links pagos ou patrocinados em motores de busca, como é o caso do Google Adwords, Yahoo e Bin. Aqui existe uma comercialização de links, por meio de leilão de palavras chave que se define um espaço reservado a quem melhor pagar ou tiver melhor índice de qualidade de anúncios, a fim de conseguir maior tráfego de um determinado site ou blog (link). Embora tenha um custo, se as campanhas forem bem elaboradas, o retorno é garantido. O SEM abrange também todo tipo de negociação de links que poderá ser em formato de texto, vídeo, fotos ou outros, mas que mantenham este tipo de comportamento.
E-Advertising
Similar ao SEM, consiste em integrar os links dos anunciantes (acompanhado por textos atrativos) em páginas web, com conteúdos relacionados, permitindo uma segmentação aprimorada, ao invés de estar atrelado a um mecanismo de busca. Como estamos na era do marketing de conteúdo, esta técnica muitas vezes poderá ser mais eficaz.
Redes Sociais
Juntamente com o conteúdo, as redes sociais são o meio mais efetivo para ativar outros tipos de técnicas de marketing digital, uma delas é o marketing viral por exemplo. As redes sociais funcionam como canais para divulgação e informação de produtos e serviços, com interação dos usuários, o que resulta em dados altamente importantes para ações tanto de marketing como de redefinição. Chegaram para revolucionar a maneira de pensar e agir do consumidor, uma vez que pode opinar reclamar, sugerir e cobrar ações das empresas. É uma forte aliada no contexto das ações no marketing digital.
SEO (Search Engine Otimization)
Finalmente temos o SEO, que são técnica onpage e offpage para alavancar o ranking nos motores de busca de uma forma orgânica, ou seja, sem custos para os sites.
E-mail Marketing
Ainda é uma técnica importante para divulgação de produtos e serviços, embora em escala menor de aceitação, esta ferramenta vai tomando formas diferentes com o passar do tempo para a aprovação do público. Diferente do Spam, o e-mail marketing poderá ser descartado se assim for a vontade do remetente.
Monitoramento e análise das métricas
Toda ação tem uma reação e o monitoramento é uma peça imprescindível para o sucesso do nosso marketing digital. Tudo deverá ser mensurado, porque tudo é mensurável no marketing digital e o ROI (Return on investment) é o foco principal.
Existem muitos programas que auxiliam nesta tarefa, um deles é, senão o mais popular, o Google Analytics. É uma ferramenta poderosa que mostra como o seu fã ou usuário chega até você, estudando tudo o que você dispõe no seu site como: conteúdo, resultados de campanhas pagas, engajamento, novas visitas, etc.; trazendo assim comportamentos e atitudes que podem tornar-se armas mais eficazes para suas estratégias e ações de marketing.
Agora que você
já conhece algumas técnicas do marketing digital trace um planejamento para o
seu site, utilize ferramentas grátis, existem várias no mercado se não puder
investir nisso agora, faça ações e monitore. Teste e veja o que acontece, as
possibilidades do marketing digital estão abertas para todos!
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