Marketing
viral, a ideia é passar um conteúdo que tenha
referências (sejam elas diretas ou indiretas) a uma dada marca (o ativo) para o
público consumidor (passivo) de modo que este compartilhe o conteúdo. Como
resultado existe a otimização do maior número de indivíduos atingidos em redes
sociais.
Parece fácil, mas não é a peça publicitária em questão tem
de ser impactante e ignição de compartilhamentos na Internet, ou seja, algo que
leve o usuário de redes sociais a querer que seus amigos gostem e vejam o que
ele gostou e viu. Esse é o processo de viralização, uma pessoa que viu o
anúncio compartilha para a outra que compartilha para a outra e assim temos uma epidemia publicitária.
O Marketing Viral, que faz parte do marketing digital, se refere à
técnica de usar mídias e redes sociais pré-existentes para aumentar o
reconhecimento de uma marca, através do processo de replicação natural que
acontece nestas redes. É na verdade a evolução da velha ideia do marketing boca
a boca, mas que ganha novos contornos e uma força exponencial com o advento das
novas mídias na Internet, e da velocidade e abrangência das comunicações entre
os Internautas neste meio.
Na Internet o marketing
viral consiste em difundir a informação através das redes existentes,
sejam elas e-mail, blogs, Orkut, Facebook, Twitter, e outras, de forma a que a
mensagem se espalhe e “contamine” os usuários. A forma mais eficiente de
viralização da mensagem é a difusão de informações e conceitos da marca através
da mensagem, agregando valor e conteúdo a ela.
Já se foi
o tempo em que as empresas usavam ferramentas tradicionais de publicação de
seus produtos, como o panfleto, o rádio e a TV, ou seja, a Internet é uma das
ferramentas que mais estão sendo usadas tanto no Brasil e no mundo, tanto que
uma das estratégias mais usadas no momento é o marketing viral.
Não se
pode negar que a Internet é uma ferramenta que está sendo usada cada dia mais
tanto para a diversão, o estudo, quando para o mundo dos negócios, tanto que as
empresas estão usando um método que está trazendo um bom retorno, que é o
marketing viral. Marketing Viral é uma das
Principais Estratégias para literalmente “criar um vírus” de um conteúdo na
internet.
Os anunciantes já tentaram muitas vezes pegar carona no sucesso deste
tipo de abordagem nas redes, afinal mídia espontânea além de significar
economia, significa alto engajamento com a mensagem e uma maior lembrança de
marca. A viralidade de uma campanha, ao contrário do que muitos pensam,
não é algo que se possa garantir.
Afinal, o seu sucesso está estritamente ligado à resposta do público, que tem que se encantar tanto com o conteúdo que
não bastará somente consumi-lo, e sim passá-lo adiante. Pois é, o objetivo do
marketing viral é o mesmo, mas sem a parte do azar.
Sendo assim, quem fizer diferente, ou seja, quem souber
inovar e criar um conteúdo memorável e que chame a atenção, vai com toda a
certeza se destacar e tornar a marca ou produto anunciado inesquecível. Surge
assim o tal resíduo da comunicação que sempre falo, aquele algo mais que fica
na cabeça do consumidor.
Nesse sentido, o marketing digital se apresenta hoje como uma maneira de somar, ou seja,
semear o fator de inovação e criatividade necessário. Um mundo novo, cheio de
opções e ferramentas que seguramente são nichos possíveis de se trabalhar e
lançar algo novo e fora do padrão que cative muito mais, gerando afeto e
ligação emocional com aquilo que se está anunciando.
Contudo, existem três principais motivações para que um filme possa se
tonar um viral de sucesso, são elas:
- Funcional: é simplesmente o uso da ferramenta viral como veículo de compartilhamento, assim como faz o hotmail, oferecendo um link no final de cada e-mail enviado convidando a assinar o servidor.
- Pessoal: A pessoa tem que ver valor naquele material recebido e consequentemente ter um forte interesse em compartilhá-lo. Isso acontece no universo dos afiliados, por exemplo, quando as pessoas escolhem um produto e o vendem em troca de uma comissão. No caso o dinheiro se torna a motivação principal.
- Emocional: é preciso envolvimento afetivo com o item para querer passar a diante.
Conhecendo
então os significados dos conceitos e os 3 estímulos para fazer um marketing viral correto, é importante saber que
assim como uma epidemia ou febre, esse tipo de conteúdo não pode ser criado
artificialmente.
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